domingo, 9 de janeiro de 2011

Menú da semana 10 de Janeiro

No final do menú tem a lista de compras da
semana

2ª feira
1# Espargos com presunto
DICA: Dar um ligeiro aquecimento aos espargos (pré cozinhados), temperar com pimenta preta e enrolar cada um numa fatia fina de presunto pouco curado.
Ou
2# Rolinhos de peixe espada preto com courgette, salada e couve romanera
DICA: Quebrar em azeite alho françês à rodelas, colocando no interior dos filetes de peixe espada preto, juntamente com um palito grosso de courgette com casca. Temperar com sal, uns pingos de limão e regar com azeite. Levar ao forno 15 min.

3ª feira
1# Salada de pepino, queijo fresco e hortelã
 .
Ou                                                                                                          
2# Espetadas de almondegas com courgette salteada
DICA: Fazer pequenas almondegas Apenas com carne picada de bovino, temperada com molho inglês e sal. Fritar em pouco azeite com uma colher de sopa de ketchup. Entretanto saltear cubos de courgette com casca, com um apitada de tomilho e sal. Juntar num espeto de cocktail.

4ª feira
1# Tosta de espinafres com camarão
DICA: Saltear espinafres congelados com alho, em azeite bem quente. A 2/3 da cozedura juntar miolo de camarão. No final juntar um pouco de queijo ralado e misturar. Entretanto aquecer na chapa fatias de pão de cereais (ou integral), pressionado com o rolo da massa. Servir os espinafres sobre as tostas, colocando mais queijo e levando ao grelhador para gratinar.
Ou
2# Omolete de bacalhau com ricotta
DICA: Fazer uma omelete com gemas envolvidas em claras batidas em castelo. Preparar bacalhau desfiado com cebola refogada, pimenta preta e azeite, ao qual se junta ricota, mexendo até obter uma pasta. Espalhar sobre a omelete e enrolar, espalhando um pouco de maionese na parte final, para melhor aderência. Cortar em fatias e servir com uma salada de alface e tomate.

5ª feira
1# Batata assada na chapa com molho de maionese
DICA: Assar batatas pequenas, descascadas na chapa, com sal. Juntar maionese e créme fraiche numa proporção de 1:1. Sevir as batatas abertas com um pouco do molho.
Ou
2# Lasanha de carne picada com espinafres, cenoura e courgette
DICA: Fazer uma carne carne picada com molho de tomate, a gosto. Dar uma cozedura à massa para lasanha. Dispor camadas de béchamél (temperando com uma pitada de noz moscada), camadas de massa, camadas de carne, camadas de courgette e cenoura e camada de espinafres. Deitar sempre béchamél e queijo ralado, antes de por uma camada de massa. Terminar com béchamél e queijo ralado. Levar ao forno a 200ºC até dourar.

6ª feira
1# Arroz de açafrão com legumes
DICA: Refogar cebola e alho e juntar 1 colher de sopa de açafrão das índias, 1 colher de chá de cominhos, 1 pau de canela e colher de chá de coentro em pó. Envolver bem e juntar arroz basmatti, refogando até este ficar translúcido. Juntar água (a ferver), na proporção de 2: 1 de arroz e tapar (lume no mínimo). A meio da cozedura (5 min), juntar cenoura, courgette, allho françês e pimento cortados em juliana. Deixar levantar fervura e tapar, reduzindo o lume para mínimo, deixando mais 5 min. Apagar o lume e deixar repousar 10 min. Soltar o arroz e servir.    
Ou
2# Rolinhos de salmão fumado
DICA: Pão de forma integral (sem côdea) esticado com rolo da massa. Barrar com manteiga. Distribuir fatias de salmão e pingos de limão. Enrolar, embrulhar em filme transparente e levar ao frio. Cortar e servir

(faça duplo click com o rato, em cima da imagem e imprima. Boas compras) 


O vosso dedicado
Ratatouille

Nenhum comentário:

Postar um comentário