domingo, 2 de janeiro de 2011

Menú da semana 3 de Janeiro

No final do menú tem a lista de compras da
semana

2ª feira
1# Canja de galinha
DICA: Cozer galinha com cenoura em água quase sem sal, numa panela de pressão, durante 45 min. Entretanto cozer ovos de codorniz, descascar e retirar apenas as gemas. Quando a galinha estiver cozida, arranjar a carne e saltear um pouco em azeite. Entretanto juntar massinhas e deixar cozer. Juntar a carne e as gemas cozidas ao caldo, deitar uns pingos de limão e umas folhas de hortelã.
Ou
2# Caril de ananás com camarões
DICA: Fazer um refogado bem apurado e juntar o caril (madras massala). Começar a juntar aos poucos leite de coco e a água de cozer os camarões (caso já estejam cozidos, juntar apenas água). Juntar ananás em pedaços e um ovo cozido picado, deixando cozinhar. Triturar tudo e juntar mais  uns pedaços de ananás e os camarões cozidos e descascados. Servir com arroz branco.

3ª feira
1# Flan de courgette com menta e cenoura
DICA: Escaldar cenoura cortada em cubos, e juntar uma pitada de cominhos em pó. Bater bem 4 ovos inteiros com 20 cl de natas líquidas e 10 cl de leite, uma pitada de sal e pimenta. Cortar a courgette em pedaços pequenos, e picar a hortelã. Colocar os legumes em ramequins (ou outro tipo de forma de vidro) e leve ao forno pré aquecido a 160ºC.
Ou                                                                                                          
2# Folhadinhos de paio ou salpicão
DICA: Cortar quadrados de massa folhada com 10 cm de lado. Enrolar cada um com uma fatia fina de paio ou salpicão. Pincelar com ovo e levar ao forno até dourar.

4ª feira
1# Salada de maça, chévre, espinafres e nozes
DICA: Cortar a maçã (granny smith) em juliana. Desfazer o chévre em pedaços pequenos e partir o miolo de noz em pedaços. Juntar tudo com espinafres e temperar com uma vinagrete de azeite, vinagre, mel e mostarda.
Ou
2# Carré de borrego assado com compota de ameixa
DICA: Fazer uns golpes entre as costelas, sem separar as costeletas e introduzir alho fatiado, tomilho e alecrim e umas sementes (descascadas) de cardamomo. Esfregar com sal e pimenta preta acabada de moer. Regue com um pouco de azeite. Levar ao forno pré-aquecido a 220ºC, durante 30 min. Servir com compota de ameixa e batata assada

5ª feira
1# Sopa de lavrador
DICA: Picar cebola grosseiramente e refogar juntando um pouco de chouriço (opcional). Juntar cenoura cortada em rodelas médias, batata em cubos, água e couve portuguesa em pedaços. A meia cozedura juntar nabo em cubos e perto do final uma lata de feijão manteiga cozido. Corrigir o sal e temperar com um fio de azeite.
Ou
2# Bacalhau lascado com pimentão e cebola caramelizada
DICA: Cozer bacalhau e lascar, retirando as peles e espinhas. Polvilhar com pimentão e levar a uma frigideira com azeite aromatizado com alho (refogar uns dentes de alho e retirar quando estiverem dourados). À parte quebrar cebola às rodelas, em azeite, deitando umas 2/3 colheres de sopa de açucar amarelo, deixando caramelizar. Servir o bacalhau sobre a cebola e acompanhar com salada de canónigos (ou espinafres).

6ª feira
2# Mil folhas de camarão
DICA: Saltear o miolo do camarão em azeite com alho picado e escorrer o líquido em excesso. Juntar molho béchamél e umas gotas de sumo de limão, cozinhando até engrossar (convém que o recheio esteja espesso). Rechear tiras duplas de massa filo sobrepostas, como se tratasse de uma chamuça (como se dobram as bandeiras, em triângulo). Levar ao forno até tostar.   
Ou
1# Salada de alface, courgette e romã com vinagre balsâmico
DICA: Cortar a cougette em juliana e juntar à alface e à romã. Temperar com azeite pimenta e vinagre balsâmico.

(faça duplo click com o rato, em cima da imagem e imprima. Boas compras) 

O vosso dedicado
Ratatouille

Nenhum comentário:

Postar um comentário