segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Menú da Semana 27 de Dezembro

No final do menú tem a lista de compras da
semana

2ª feira
1# Salada de alface e tomate com vinagrete de mel e mostarda
Fazer a vinagrete com sementes de mostarda, mostrada, mel, azeite e vinagre de vinho tinto.
Ou
2# Polvo salteado com coentros
DICA: Cozer polvo sem sal e apenas com uma cebola (comprar congelado, cortar as pontas dos tentáculos para melhor circulação da água), até a cebola estar cozida. Cortar em pedaços e saltear em azeite no qual já se fritou um pouco de bacon. Juntar alho picado e um pouco de malagueta e no final coentros e sumo de 1/2 limão. Servir com salada de alface e rúcola ou canónigos.

3ª feira
1# Sopa de abóbora e cenoura com sementes de sésamo
DICA: Fazer um creme de abóbora com cenoura e uma batata, refogando os vegetais em cebola e alho. Temperar com tomilho e triturar bem até ficar aveludado. Servir com sementes de sésamo tostadas.
Ou                                                                                                          
2# Mil folhas de carne picada, com cebola, alho e  cenoura
DICA: Refogar cebola e alho picados, deitando posteriormente cubinhos de cenoura. Deixar quebrar e juntar a carne picada. Rechear 4 a 6 flhas de massa filo, embrulhando ums folha de cada vez. Pincelar com ovo batido polvilhar com um pouco de colorau e levar ao forno até tostar

4ª feira
1# Salada de alface, rúcola,  maçã e romã

Ou
2# Bacalhau cozido com puré de grão
DICA: Cozer o bacalhau em água e leite. Cozer couve portuguesa. Aquecer o grão cozido (enlatado), juntar alho picado, tomilho e azeite. Triturar bem com a varinha mágica e polvilhar com salsa picada. Temperar o bacalhau e as couves com azeite de tomilho e servir com o puré.  

5ª feira
1# Pêra com nozes e queijo Roquefort
DICA: Cortar fatias finas de pêra pouco madura, juntar nozes partidas e pedaços de queijo Roquefort. Salpicar com azeite.
Ou
2# Empada de ave do Natal
DICA: Aquecer as sobras desfiadas do perú de Natal (ou capão), ervilhar cozidas e molho béchamél, homogeneizando até aquecer bem. Temperar a gosto (pimenta, umas gotas de vinagre, etc.) e deitar sobre massa quebrada, previamente levada ao forno com feijão seco (retirar o feijão após cozer a massa). Cobrir com outra folha d emassa quebrada e pincelar com um ovo batido. Levar ao forno.

6ª feira
1# Legumes cozidos com molho branco
DICA: Cozer os legumes separadamente (cenoura, couve flor, nabo, brócolos e feijão verde). Entretanto fazer molho branco temperado com limão, pimenta preta e noz moscada (po-se comprar feito e corrigir os temperos). Distribuir os vegetais no fundo de uma travessa e cobrir com o molho branco. Levar ao forno a gratinar..  
Ou
2# Rolos de linguado com camarões salteados
DICA: Saltear o miolo do camarão (espetado com um palito para não curvar) em azeite com alho picado e escorrer o líquido em excesso. Enrolar com filete de linguado, temperado com sal e raspas de limão, prendendo com o palito. Saltear em lume forte, virando sempre. Polvilhar com salsa picada, deitando uns pingos de limão.

(faça duplo click com o rato, em cima da imagem e imprima. Boas compras) 

O vosso dedicado
Ratatouille

Nenhum comentário:

Postar um comentário