sábado, 14 de agosto de 2010

Menú da semana 15 de Agosto

No final do menú tem a lista de compras da
semana

2ª feira
1# Salada de tomate, couve roxa e cenoura, com molho de vinagrete
DICA: Fazer o vinagrete com vinagre balsâmico, cebola muito picada, sal, mel e azeite.
Ou
2# Febras de porco na chapa com tempero de pimentão e alho


3ª feira
1# Creme de cenoura com maçã verde (servir morno a frio)
DICA: Fazer um creme de cenoura (refogando cebola e a cenoura em fatias, juntar água cozinhar e triturar bem) e servir com cubinhos de maçã (Granny Smith).
Ou
2# Tranches de pescada com ameijoas e coentros
DICA: Cozinhe as ameijoas (com casca e bem limpas de areia), em azeite com alho. Refrescar com vinho branco, deixando evaporar um pouco. Reservar as ameijoas, juntar um pouco de água e as tranches de pescada. No final da cozedura juntar coentros e as ameijoas.

4ª feira
1# "Lasanha" de beringela, courgete, tomate, cenoura e espinafres
DICA: Cortar fatias finas de beringela e saltear em azeite (após terem sido deixadas com sal durante 30 min, lavadas e secas). Dispor em camadas a beringela (funciona com se fosse a massa), intercalando com tomate e courgette em fatias, cenoura em rodelas finas salteadas e espinafres. Coloque molho béchamel (ou queijo ricota) entre cada camada e por cima.
Ou
2# "Torta" de omelete e fiambre com salada de tomate e pimento
DICA: Bater o ovo/ovos com umas gotas de molho de soja, uma pitada de açucar e outra de sal. Fazer uma omelete o mais fina possível. Colocar numa tábua e distribuir fatias de fiambre muito finas, em toda a superfície. Enrolar como se de uma torta se tratasse. Servir com salada de tomate e pimento temperada com sal.

5ª feira
1# Salada de batata cenoura e maça
DICA: Cozer a batata e a cenoura e cortar em cubos e rodelas, respectivamente. Juntar ovo cozido, maça, tomate e umas cebolinhas de conserva. Fazer um molho com maionese e iogurte, com umas gotas de molho de soja  e salsa ou cebolinho picado.
Ou
2# Tarte de courgette, queijo ralado, cogumelos e milho
DICA: Fazer o recheio com cebola, cogumelos e courgette, com natas, iogurte e um ovo inteiro. Na tarteira juntar o queijo ralado e o milho cozido. Levar ao forno.

6ª feira
1# Gaspacho andaluz
DICA: Triturar bem tomate maduro e descascado com pepino e cebola (pode-se juntar um dente de alho e um pouco de rama de aipo). Temperar com azeite. Juntar uma pedras de gelo e servir com ovo cozido, presunto, tomate, pepino e pimento cortados em cubinhos.
Ou
2# Spaguetti "al nero de sepia" com gambas e manga
DICA: Cozinhar o spaguetti para ficar "al dente". Entretanto saltear as gambas (miolo) em manteiga. Deitar um dedal de brandy e deixar evaporar. Envolver com a massa, juntando cubos de manga, cebola e salsa picadas.

(faça duplo click com o rato, em cima da imagem e imprima. Boas compras) 

O vosso dedicado
Ratatouille

Nenhum comentário:

Postar um comentário