domingo, 29 de agosto de 2010

Menú da semana 29 de Agosto

No final do menú tem a lista de compras da
semana

2ª feira
1# Alface e agrião com pêssego e amendoa tostada

Ou
2# Camarões na chapa com salada de tomate e pimentos assados
DICA: Temperar os camarões com sal, azeite e pimentão

3ª feira
1# Souflé de espargos
DICA: Refogar cebola, juntar alho e tomilho (uma pitada) e refogar. Triturar o refogado e os espargos cozidos - 1 frasco (pode reservar uns troços para decorar). Derreter manteiga ( 2 colheres sopa) num tacho e juntar farinha ( 2 colheres sopa), mexendo bem. Juntar leite, 2 gemas, pitada de noz moscada, sal e 1 colher de chá de mostarda em pó (opcional) e mexer até engrossar. Juntar queijo  (1/2 chávena) e assim que derreter, retirar do lume e juntar  os espargos. Envolver com duas claras batidas em castelo. Levar ao forno durante 20/25 min.
Ou                                                                                                          
2# Ovas grelhadas com cebola e salsa
DICA: Grelhar as ovos (de tamanho pequeno) na chapa ou na brasa. Temperar com cebola e salsa picadas, azeite e sal. Servir com batatinha cozida.

4ª feira
1# Creme de abóbora com especiarias e amêndoa tostada
DICA: Refogar cebola e abóbora ( em cubos) cerca de 5 min. Juntar alho, gengibre e cominhos e refogar mais 7 min. Juntar água até tapar os legumes e deixar fever durante 10 a 15 min. Triturar bem com a varinha mágica. Servir com amêndoas torradas a decorar.
Ou
2# Lombinhos de porco na chapa com azeite e limão
DICA: Grelhar os lombinhos (abertos no sentido longitudinal) na chapa, pincelando com azeite, até estarem cozinhados. Temperar com sal e sumo de limão.

5ª feira
1# Penne (macarrão) com beringela
DICA: Cozinhar as beringelas (previamente cortadas em fatias grossas, deixadas com sal grosso durante 15 min, lavadas e secas e depois cortadas em cubos), em azeite com alho e um pouco de malagueta seca (opcional). Após o alho dourar, juntar polpa de tomate e uma pitada de orégãos. Entretanto cozer a massa, de acordo com as indicações da embalagem. Quando a beringela estiver cozinhada (+- 10 min), misturar bem a massa e servir..
Ou
2# Bacalhau  escondido
DICA: Cozer bacalhau e desfiar, refogando em cebola e alho. Colocar no fundo de uma travessa. Cozer batata e ovos e passar pelo passe-vite (malhar intermédia), formando camadas sobre o bacalhau, primeiro os ovos e depois a batata. Pode ser levado ao forno para aquecer, se necessário.

6ª feira
1# Sopa de melão com hortelã e salsa
DICA: Juntar  a polpa de 1 melão, um ramo de salsa e outro tanto de hortelã, o sumo de 1 limão (tanto maior quanto maior for o melão), uma pitada de noz moscada, pimenta verde e sal. Triturar muito bem e servir bem fria (2h de frigorífico).
Ou
2# Febras de porco com frigideira com molho de mostarda
DICA: Marinar as febras em limão e alho. Fritar em azeite e reservar.  Ao azeite, juntar o limão e os alhos da marinada, mostarda e um gole de whisky. Juntar um acolher de sopa de farinha e mexer bem, juntando leite até ter um molho com a consistência desejada. Servir com salada de alface e cenoura.
(faça duplo click com o rato, em cima da imagem e imprima. Boas compras) 


O vosso dedicado
Ratatouille


Um comentário: