segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Menu semana 23 de Agosto

No final do menú tem a lista de compras da
semana

2ª feira
1# Salada de pepino, maça, uva branca e cebola branca
DICA: Temperar com molho de iogurte simples, alho e pepino triturado, pimenta e sal.
Ou
2# Tarte de fiambre, bacon e manga com azeitonas verdes
DICA: Refogar cebola e juntar o bacon e o fiambre. Deitar 1 iogurte simples e natas, deixando cozinhar. Estender a massa numa tarteira e levar ao forno a corar. Deitar o recheio juntando pedaços de manga. Por cima decorar com azeitonas verdes. Levar ao forno

3ª feira
1# Feijão verde com presunto e palitos de courgette, no forno
DICA: Cozer feijão verde, até ficar 'al dente', fazer molhinhos e enrolar em tiras de presunto. Salpicar com azeite e levar ao forno até tostar ligeiramente o presunto. Cortar a courgette em palitos grossos e enrolar em fios de cebola, previamente quebrada em azeite. Deitar um fio de azeite e salpicar com sal e magerona. Levar ao forno.
Ou
2# Tomates recheados com carne picada e beringela, com esparregado de feijão verde
DICA: Refogar cebola, juntar a carne e por fim a beringela. Rechear os tomates e deitar um fio de azeite. Levar ao forno até cozinhar os tomates. Cozer bem feijão verde e triturar. Dar uma fritadela em azeite com alho e juntar vinagre a gosto no final. Voltar a triturar e servir.

4ª feira
1# Vichissoise
DICA: Refogar alho francês (apenas a parte branca) em manteiga, em lume fraco. Juntar a mesma quantidade de batata em cubos e deixar refogar um pouco. Juntar água e cozer bem. Triturar com a varinha mágica e juntar natas (200ml para 250gr de batata). Colocar no frigorífico e sevir bem frio com sementes de sésamo tostadas.
Ou
2# Feijoada de Marisco
DICA: Refogar bem cebola e alho. Juntar uns cubos de bacon (e/ou rodelas de chouriço), apurar um pouco. Juntar tomate pelado e deixar cozinhar bem, juntando molho do tomate se necessário para manter algum caldo. Juntar o marisco (lapas sem casca, lingueirão ou canivetes, berbigão, etc.) e envolver. Deitar o feijão (cozido e escorrido) e deixar aquecer um pouco. Desligar o lume e deixar repousar 10 min.

5ª feira
1# Fusilli com molho de tomate e cenoura salteada
DICA: Cozer a massa e entretanto saltear a cenoura temperada com sal e uma pitada de cominhos. Fazer um refogado ligeiro com cebola e alho e juntar tomate pelado. Envolver a massa com os restantes ingredientes e servir com pimenta preta moida no momento.
Ou
2# Cubos de nacos da vazia com salada de tomate, paio do lombo e pimentos
DICA: Fritar os cubos de vazia com sal e umas gotas de molho de soja. Servir com a salada, temperada com um fio de vinagre balsâmico.

6ª feira
1# Tomatada com ovo escalfado
DICA: Fazer uma tomatada com bastante cebola refogada, alho, pimento e um pouco de feijão verde. À parte escalfar ovos em água com vinagre (3min, seguidos de imersão em água fria). Juntar à tomatada no prato de servir.
Ou
2# Cubos de tamboril com molho de caril
DICA: Refogar cebola e juntar o caril. Deitar leite de coco e água e deixar cozinhar. Juntar uma colher de maizena para engrossar. Entretanto temperar o tamboril com sal e gengibre em pó e saltear. Servir, deitando o molho por cima do peixe, no prato.


(faça duplo click com o rato, em cima da imagem e imprima. Boas compras) 


O vosso dedicado
Ratatouille

Nenhum comentário:

Postar um comentário