domingo, 26 de setembro de 2010

Menú da semana 27 de Setembro

No final do menú tem a lista de compras da
semana

2ª feira
1# Salada de batata com cominhos e coentros
DICA: Cozer a batata e no final juntar os cominhos. Deixar arrefecer e juntar salsa picada. Temperar com azeite ou um molho de vinagrete.
Ou
2# Spaguetti com tomate fresco, manga e lima
DICA: Saltear ligeiramente em azeite aromatizado com alho, tomate fresco e manga em cubos. Entretanto cozer a massa. Juntar tudo e polvilhar com raspas de lima.

3ª feira
1# Tarte de alho francês, maça e milho
DICA: Refogar ligeiramente alho francês às rodelas e juntar o milho. Deixar cozinhar um pouco e juntar as natas mais um ovo inteiro e um iogurte simples. Juntar a maçã cortada em juliana. Espalhar a massa quebrada numa tarteira, pré cozinhar no forno e deitar o recheio. Levar ao forno até dourar
Ou                                                                                                          
2# Pernas de frango assadas com mel e alfazema
DICA: Juntar ao frango cebola picada, alho, rodelas de limão, caldo de aves, um pouco de vinho tinto, sal, açucar, uns ramos de alfazema fresca (ou umas sementes secas - menor quantidade) e água até cobrir. Deixar a marinar durante umas horas. Colocar os vegetais no fundo de uma travessa e por cima o frango. Dispor os ramos de alfazema em seu redor. Deitar um fio de azeite e levar ao forno. Ir barrando com mel e (se tiverem uma seringa disponível) injectar molho na carne. Servir com batata assada com tomilho.

4ª feira
1# Salada de pepino, cebola, gengibre e sementes de sésamo tostadas
DICA: Temperar com molho de azeite e coentros (triturado com varinha mágica).
Ou
2# Salada de polvo
DICA: Cozer polvo sem sal e apenas com uma cebola (comprar congelado, cortar pontas dos tentáculos para melhor circulação da água). Cozer até a cebola estar cozida. Cortar em pedaços, juntar cebola picada, ovo cozido picado e salsa. Temperar com azeite, vinagre e pimentão.

5ª feira
1# Sopa de grão com espinafres
DICA: Refogar cebola e juntar batatas aos cubos e uma cenoura. Deixar cozer e juntar grão cozido, apurar um pouco. Triturar tudo muito bem e voltar ao lume, juntando os espinafres. Corrigir o sal.
Ou
2# Caril de frango
DICA: Refogar cebola e apurar bem, juntar 2 colheres de sopa de pó de caril, envolver. Juntar leite de coco e deixar engrossar. Temperar com sal a gosto e juntar o frango em cubos pré salteados em azeite (temperado com sal, gengibre, leite e limão). Deixar entranhar os sabores e concluir a cozadura do frango. Servir com arroz branco.

6ª feira
1# Sopa de tomate com feijão
DICA: Fazer um creme de tomate, com cebola e cenoura e juntar alguns feijões encarnados cozidos, no final. Servir com manjericão picado.
Ou
2# Peixe no forno com batata a murro
DICA: Com um peixe médio arranjado (que não seja pescada; a espécie não é o mais importante, mas sim a sua frescura). Temperar com sal e bastante sumo de limão.  Fazer golpes transversais nos lados do peixe e introduzir lascas de bacon. Juntar bastante salsa picada. Fazer uma cama de cebola às rodelas. Colocar o peixe e por cima tomate desfeito. Regar bem com azeite e levar ao forno. Assar em forno a 180ºC (35-40 min.), regando por duas vezes com vinho branco. Assar batatas com sal e antes de servir dar uma pancada para as esmagar um pouco.

(faça duplo click com o rato, em cima da imagem e imprima. Boas compras) 

O vosso dedicado
Ratatouille

Nenhum comentário:

Postar um comentário