domingo, 5 de setembro de 2010

Menú da semana 6 de Setembro

No final do menú tem a lista de compras da
semana

2ª feira
1# Salada de alface, agrião e pêra com Brie
DICA: Fazer um molho com hortelã, salsa picada, azeite e sumo de limão
Ou
2# Rolinhos de frango com laranja
DICA: Marinar bifinhos de frango em sumo de laranja e limão, pimenta, azeite e salsa (de um dia para o outro no frigorífico). Refogar alho francês às rodelas finas e tiras muito finas  de bacon. Deitar sobre os bifes e enrolar. Numa travessa de forno colocar rodelas de cebola e por os rolinhos. Por cima deitar natas misturadas com queijo ralado. Levar ao forno.

3ª feira
1# Scones de cenoura e alho
DICA: Fazer uma massa com 250g de farinha, 80g de margarina, 10g de fermento em pó, cenoura e alho triturados. Ir juntado leite até ficar a massa ficar não muito rija (+- 1 dl). Fazer pequenas bolas e levar ao forno durante 15 min (200ºC).
Ou                                                                                                          
2# Gratinado de peixe
DICA: Temperar filetes com sal e Ervas de Provence. Reforgar cebola e acrescentar cogumelos fatiados, deixando cozinhar um pouco. Colocar o peixe numa travessa e deitar o refogado por cima. Borrifar com vinho branco e um fio de azeite. Levar ao forno durante 25min.

4ª feira
1# Tarte de cebola e uva branca
DICA: Estender massa numa tarteira e dispor cebola (roxa) cortada em gomos e bagos de uva branca. Temperar com sal, tomilho e um fio de azeite. Levar ao forno
Ou
2# Wrap de camarão, alface e pepino, com molho de cocktail
DICA: Aquecer ligeiramente tortilhas de milho e colocar no seu interior, camarões cozidos, alface cortada em juliana, pepino e maçã e aipo em tiras finas e longas. Deitar molho cocktail (ou Hoi sin sauce, ou mesmo maionese). Enrolar e servir

5ª feira
1# Salada de grão, cebola e algas Arame
DICA: Marinar algas Arame (à venda no Celeiro da Memória, entre outras) com água e molho de soja.  Juntar o grão cozido com as algas escorridas e a cebola picada. Temperar com um molho de gengibre (1dl azeite, 0,4 dl de molho de soja, 1cl sopa vinagre, 2 cl sopa de gengibre fresco ralado, 2 dentes de alho; triturar tudo).
Ou
2# Embrulhos de pescada
DICA: Temperar tranches de pescada com sal e pincelar com polpa de tomate. Embrulhar numa folha de massa Filo, dobrada ao meio e pincelada com azeite na parte interior. Levar ao forno pré aquecido (200ºC) durante 15 min.

6ª feira
1# Puré de cenoura com leite de coco e legumes gratinados
DICA: Fazer um puré de cenoura e finalizar com leite de coco. Gratinar beringela e tomate com um fio de azeite, tomilho e queijo ralado (mistura de Emmental com Mozarela).
Ou
2# Tarte de frango com cenoura e queijo
DICA: Marinar peito de frango em tirinhas com mostarda, vinho branco, pimentão, alho picado, alecrim, pimenta e sal. Dourar numa frigideira e reservar. Misturar bem queijo ralado, leite, salsa picada, cebolinho picado, cenoura ralada (200g) e 3 ovos. Estender a massa na tarteira e deitar o frango e os restante ingredientes do recheio. Cobrir com outra base de tarte. Pincelar com um ovo batido e levar ao forno durante 40 min.
(faça duplo click com o rato, em cima da imagem e imprima. Boas compras) 

O vosso dedicado
Ratatouille

Nenhum comentário:

Postar um comentário