domingo, 3 de outubro de 2010

Menú da semana 3 de Outubro

No final do menú tem a lista de compras da
semana

2ª feira
1# Gratinado de beringela e tomate
DICA: Grelhar fatias finas de beringela com um fio de azeite, de ambos os lados (15-20 min). Juntar com fatias de tomate e temperar com sal. Polvilhar com queijo ralado e levar ao forno 200ºC (20 min).
Ou
2# Fusilli com camarão e manga
DICA: Enquanto a massa coze,saltear manga cortada em palitos grossos e curtos em azeite. Reservar a manga e no azeite, saltear miolo de camarão com alho picado. Juntar a manga e envolver com a massa. Servir com pimenta preta.

3ª feira
1# Sopa de tomate com aipo
DICA: Saltear 200g cenoura, 1 batata e 1 talo de aipo picado, em cebola refogada (2 médias) em azeite, durante 10/15 min. Juntar uma lata grande de tomate pelado e água. Deixar cozer bem. Triturar e servir com um pouco de queijo ralado grosso.
Ou                                                                                                          
2# Arroz de Tamboril
DICA: Fazer um refogado rápido com cebola, alho e tomate. Refogar ligeiramente o peixe. Reservar. Juntar água e cozer o arroz durante 10 minutos. Juntar o peixe e deixar cozer mais 3 minutos.

4ª feira
1# Rolos de espinafre com sementes de sésamo
DICA: Escaldar os espinafre e arrefece-los em água corrente. Escorrer bem. Deixar numa mistura de molho de soja com água (1:1). Espremer e fazer rolos bem apertados com 3 cm de diâmetro, pelo comprimento que as folhas permitirem. Cortar em secções com 5cm. Aderir sementes de sésamo tostadas a uma das extermidades.
Ou
2# Carne de alguidar
DICA: Cortar perna de porco em cubos e marinar em massa de pimentão, sal, alho, louro, pimenta, azeite e vinho branco (20-30 min). Dourar a carne em azeite, juntando a marinada. Deixar cozinhar em lume brando. Servir com arroz polvilhando com coentros.

5ª feira
1# Alface, bacon e espargos
DICA: Cozer os espargos (ou comprar já cozidos). Fritar o bacon até estaladiço e seco e cortar em pedaços. Juntar com alface e temperar com azeite e vinagre balsâmico (não doce).
Ou
2# Milfolhas de filetes de corvina com manga e legumes
DICA: Cozer filetes de corvina temperados com sal e Ervas de Provence no vapor. Entretanto saltear legumes (courgette, cenoura, cebola, etc.) e assar no forno rectangulos de massa Filo. Servir com os legumes por baixo, em cima a massa Filo (3 rectângulos) e por último o peixe. Regar com um pouco de molho de manteiga com limão.

6ª feira
1# Folhado de beringela, courgette e cenoura
DICA: Dispor sobre um rectângulo de massa folhada fatias muito finas de beringela (estagiadas com sal durante 15 min, lavadas e secas), courgette (com uma pitada de Ervas de Provence) e cenoura (com cominhos), intercaladas. Deixar uma bordadura de 1/2 cm de massa sem recheio. Deitar um fio de azeite e levar ao forno. Cortar em fatias.
Ou
2# Mini rolos de carne com pepitas de farinheira
DICA: Juntar 500g de carne de vaca picada, 2 cenouras raladas, 1 cebola muito picada, 2 ovos inteiros, 2 fatias de pão de forma embebido em leite (e espremido), 50g de pão ralado, 1 molho de salsa, 6 folhas de manjericão (opcional), molho inglês e sal. Amassar bem e espalmar rectângulos com 1cm de altura, o comprimento das fatias de bacon (cortado muito fino) e largura de 3 fatias. Distribuir 9  "pepitas" de farinheira e colocar as fatias de bacon. Enrolar e passar por pão ralado. Levar ao forno sobre cebola às rodelas, regando com um fio de azeite (deixar assar durante 45 min/1h).



(faça duplo click com o rato, em cima da imagem e imprima. Boas compras) 

O vosso dedicado
Ratatouille

Nenhum comentário:

Postar um comentário