quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Menú da semana 2 de Novembro

No final do menú tem a lista de compras da
semana

2ª feira
1# Salada da Bárbara (receita de uma amiga)
DICA: Cozer beterraba com casca, sem remover a totalidade da rama. Cozer cenoura em palitos finos. Deixar arrefecer, descascar e cortar a beterrraba em fatias. Juntar a cenoura e temperar com sal e sementes de cominhos. Regar com azeite (e umas gotas de vinagre – opcional)
Ou
2# Chambão com castanhas
DICA: Barrar cubos de chambão (vaca) com pimentão, sal e pimenta. Entretanto, refogar cebola, alho e louro até começar a dourar. Refrescar com vinho branco e deixar evaporar um pouco. Juntar as castanhas e a carne e tapar o tacho. Cozinhar em lume brando até as castanhas ficarem cozidas  

3ª feira
1# Tarte de cogumelos e queijo
DICA: Espalhar massa quebrada numa tarteira e levar ao forno, com feijão seco no interior. Entretanto refogar cebola e juntar os cogumelos, deixando ao lume até cozinhar. Temperar com sal e um pouco de alecrim. Juntar um iogurte simples e um ovo inteiro batido. Deitar na tarteira (após remoção do feijão seco) e por cima queijo ralado. Levar ao forno a gratinar.
Ou                                                                                                          
2# Folhadinhos de pescada com arroz de cenoura
DICA: Cortar tranches de pescada congelada, ao meio, no snetido longitudinal. Temperar com sal, pimenta e limão. Enrolar em massa folhada e pincelar com ovo batido. Levar ao forno até dourar. Entretanto fazer um refogado com cebola e alho, bem apertado e fritar o arroz até ficar transparente. Juntar cenoura ralada e envolver bem. Juntar água a ferver, na quantidade que for necessária para fazer o arroz (1:2). Deixar cozer em lume mínimo durante 10 minutos, sem levantar a tampa. Esperar 10 minutos antes de servir..

4ª feira
1# Sopa de cebola
DICA: Refogar cebola em grandes quantidades. Juntar duas colheres de sopa de fariha. Juntar água, um caldo de galinha e deixar cozer bem. Triturar, rectificar temperos (usar noz moscada, tomilho, etc.) e servir sobre pão torrado.
Ou
2# "Burras" no forno com batatas
DICA: Esfregar queixadas de porco, com sal e envolver com alho picado, louro e azeite. Juntar vinho branco e deixar a marinar (quantomais tempo melhor). Cortar cebola em rodelas de média espessura e colocar no fundo de um atravessa. Colocar a carne e rodear com batata cortada em cubos pequenos (2X2), envoltas em massa de pimentão e sal. Regar com azeite e levar ao forno. Ir refrescando com a marinada. Assar no mínimo 1 hora.

5ª feira
1# Spaguetti com molho de tomate e bacon
DICA: Colocar o spaguetti a cozer. Entretanto, refogar cebola e alho, juntar polpa de tomate e deixar cozinhar bem. Numa frigideira sem gordura, fritar fatias muito finas de bacon até ficarem estaladiças, juntar o molho de tomate e por último envolver a massa. Servir a gosto (com queijo ou pimenta ou pesto,...)  
Ou
2# Bacalhau lascado com batata desfeita
DICA: Cozer lombo de bacalhau (ou posta alta, que permita separar lascas) e lascar. Reservar. Fazer uma cebolada com bastante cebola, azeite e algum alho e quando a cebola estiver transparente, juntar as lascas do bacalhau, mexendo com cuidado até aquecer. Entretanto, cozer batatas com casca, desfazendo grosseiramente. Regar com o azeite com que se aqueceu o bacalhau.

6ª feira
1# Salada quente de batata e abóbora
DICA: Cortar os legumes em cubos e dar uma cozedura rápida nas batatas. Juntar tudo numa travessa, temperar com sal e Ervas da Provença e regar com azeite. Levar ao forno até assar bem.
Ou
2# Bifes de fiambre com ananás
DICA: Comprar fatias grossas de fiambre (0,5 a 1 cm) e espetar 3 a 4 cravinhos em cada um. Fritar como se de bifes se tratasse, em simultâneo com rodelas de ananás com espessura idêntica. Servir com salada de alface e cebola.

(faça duplo click com o rato, em cima da imagem e imprima. Boas compras) 

O vosso dedicado 

O vosso dedicado
Ratatouille

Nenhum comentário:

Postar um comentário