domingo, 12 de dezembro de 2010

Menú da Semana 13 de Dezembro

No final do menú tem a lista de compras da
semana

2ª feira
1# Tarte de milho, pimento e tomate
DICA: Refogar levemente cebola e juntar tomate pelado, seguido de pimento em tiras e alho picado. Deixar cozinhar um pouco. Juntar milho já cozido e feijão encarnado, meio desfeito na frigideira. Espalhar sobre uma base de tarte pré cozinhada (no forno com feijão seco no seu interior, que depois é retirado) e levar ao forno a 200ºC.
Ou
2# Costeletas de porco com molho de mostarda e alecrim
DICA: Temperar as costeletas (do fundo) com sal e alecrim. Grelhar na chapa, ou frigideira, reservando os sucos que se vão libertando. Juntar 1 colher de sobremesa de mostarda aos sucos e aquecer, juntando no final um pouco de natas (pode e devem ser ligth) , deixando ganhar alguma presa. Regar as costeletas com o molho, já no prato. Acompanhar com puré de batata e maçã  

3ª feira
1# Salada de alface, aipo e maçã, com lascas de queijo de cabra curado
DICA: Cortar a alface e a maçã em juliana e o aipo em fatias finas. Misturar tudo e temperar com azeite e vinagre balsâmico. Juntar lascas finas de queijo de cabra curado.
Ou                                                                                                          
2# Bacalhau com broa
DICA: Preparar os lombos de bacalhau e temperar com tomilho. Fazer uma pasta espessa de broa esfarelada com vinho branco e alho picado. Quebrar cebola às rodelas, escorrer e colocar no fundo de uma travessa de forno. Colocar os lombos, regar com o azeite de refogar a cebola e pôr uma  camada da pasta de broa sobre cada lombo. Juntar azeite até meia altura dos lombos. Polvilhar com pimentão e levar ao forno (1/2 hora). No final ligar o grill para tostar. Servir com batata assada.

4ª feira
1# Salada de rúcola com laranja e amendoa laminada
DICA: Cortar a laranja em gomos muito finos, juntar à rúcola e temperar com sal, azeite e vinagre balsâmico. Finalizar com amendoa laminada.
Ou
2# Tarte de frango com batata palha e azeitonas
DICA: Levar ao forno uma tarteira com massa quebrada, preenchida com feijões secos, para assar. Entretanto desfazer frango cozido e juntar a um refogado de cebola cortada em meias luas. Juntar a batata palha e por fim um ovo batido.  Deitar sobre a massa quebrada (já sem os feijões) e decorar com azeitonas. Levar ao forno. Quando se retirar do forno polvilhar com salsa picada.  

5ª feira
1# Gratinado de batata com queijo mozarella
DICA: Cozer batatas cortadas às rodelas ("al dente"). Quebrar cebola cortada às rodelas e dispor no fundo de uma travessa, colocando as batatas por cima. Polvilhar com um pouco de noz moscada e cobrir com queijo mozarella. Deitar um pouco de molho bechamél e levar ao forno a gratinar.
Ou
2# Penne com salmão fumado
DICA: Enquanto a massa coze, refogar bem a cebola picada, juntando no final o alho picado. Cozinhar um pouco e juntar natas, deixando engrossar. Deitar sumo de 1/2 limão. Quando o molho estiver homogéneo e engrossado, juntar o salmão fumado, cortado em tiras pequenas (1cm x 4 cm) e de seguida a massa, envolver bem e servir com um pouco de pimenta preta.

6ª feira
1# Mil folhas de cogumelos
DICA: Refogar bem cebola, juntado após os cogumelos em pedaços e o alho picado. Cozinhar. Juntar molho béchamél e deixar engrossar (convém que o recheio esteja espesso). Rechear tiras duplas de massa filo sobrepostas, como se trata-se de uma chamuça (como se dobram as bandeiras, em triângulo). Levar ao forno até tostar.  
Ou
2# Rolinhos de peru com molho de manga
DICA: Enrolar bifes muito finos de perú com tiras de bacon, igualmente em fatias muito finas. Barrar com um pouco de coentros pisados (pasta de coentro) e cozinhar na frigideira com azeite. Entretanto refogar bem cebola, juntando no final alho picado. Deitar 1,5 colheres de chá de coentro moído, igual quantidade de cominhos em pó e 1 colher de Garan Masala (ou pó de Caril). envolver bem. Deitar polpa de manga e cozinhar, juntando a meia cozedura  natas ligth. envolver bem e deixar engrossar. temperar com sal. Servir o perú com o molho, acompanhado de arroz branco.

(faça duplo click com o rato, em cima da imagem e imprima. Boas compras) 

O vosso dedicado
Ratatouille

Nenhum comentário:

Postar um comentário