terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Menú da Semana 6 de Dezembro

No final do menú tem a lista de compras da
semana


2ª feira
1# Salada de pepino e couve branca com vinagrete
DICA: Cortar o pepino e a couve branca em juliana fina. Temperar com sal e molho de vinagrete (azeite e vinagre 3:1) e deixar repousar um pouco antes de servir.
Ou
2# Perna de pato com batata doce salteada e espargos
DICA: Limpar as pernas inteiras do pato, fazer uns golpes pouco profundos no lado com pele  e esfregar com sal. Colocar numa frigideira funda sem qualquer gordura, com a pele virada para baixo. Saltear, removendo a gordura que se vai acumulando. Entretanto coze batata doce cortada às rodelas ao ponto de poder ser salteada sem desfazer. Cozer espargos (ou comprar cozidos) e saltear em azeite com alho. Servir com gomos de laranja.  

3ª feira
1# Tostas de pão rústico com cogumelos e espargos salteados
DICA: Esfregar tomate e alho em fatias de pão rústico e tostas no forno (ou grelhador). Entretanto saltear cebola e juntar cogumelos e espargos cozidos, cortados em pedaços. Colocar por cima das totas e servir quente.
Ou                                                                                                          
2# Atum fresco grelhado com molho "Ponzu"
DICA: Fazer um molho com 3 partes de molho de soja, 1 parte de sumo de limão e lima e 1 parte de vinagre de arroz (ou de champanhe), misturando bem e reservando no frio. Cortar palitos grossos de atum fresco, temperar com uma pitada de sal e grelhar por todos os lados (para quem gosta, pode ser mutio mal grelhado, deixando o centro cru, se fôr garantidamente fresco). Servir acompanhado de salada e com o molho em recipiente individual.

4ª feira
1# Salada de alface, rebentos de soja e milho doce
DICA: Temperar com sal, azeite e limão.
Ou
2# Tiras de frango com caju e coentros
DICA: Cortar peito de frango em tiras pequenas e temperar com sal e uma colher de chá de massa de pimentão (ou molho Sambal Oelek - à venda na área dos produtos asiáticos). Saltear cebola picada e alho. Juntar amendoas de caju e de seguida a carne. Envolver bem e quando começar a ficar cozinhada por todos os lados, deitar um bom molho de coentros picados. Servir com arroz branco.  

5ª feira
1# Migas de batata doce e coentro
DICA: Assar batata doce e retirar o interior. Numa frigideira com azeite, saltear alho, uma folha de louro e uns agriões. Juntar a batata e cozinhar até começar a desfazer. Juntar coentros picados e  continuar a cozinhar até formar uma massa mais ou menso homogénea. Podem ser servidas sozinhas ou a acompanhar carne de porco frita (entrecostos, cubos de carne da perna, etc.)
Ou
2# Peixe no forno com batata
DICA: Temperar postas de peixe branco (pescada, Red-fish, corvina, garoupa, cherne, …) com sal alho e limão. Cortar cebola às rodelas e colocar no fundo de uma travessa. Colocar o peixe por cima e batata cortada em cubos pequenos, em redor e ralar cenoura por cima. Regar com vinho branco com colorau dissolvido e temperar com salsa picada, um pouco de coentros segurelha e mangerona. Deitar uns pingos de limão e um fio de azeite. Levar ao forno durante 45 min até a batata estar cozida, no entanto a dimensão da batata deve permitir cozinhar em 45 min, a 200/220 ºC.

6ª feira
1# Sopa de feijão, nabo e cenoura
DICA: Cozer cebola, cenoura, batata e nabo, cortados em cubos pequenos, juntar feijão manteiga já cozido e deixar aquecer. Corrigir o sal e juntar uma pitada de colorau.
Ou
2# Cozido de três enchidos
DICA: Cozer separadamente os enchidos (três à escolha: e.g. farinheira, chouriço de carne e chouriço de sangue) a couve portuguesa (ou galega) e as batata, cenoura e nabo. Reservar e cozer arroz na água da cozedura dos legumes, com um pouco de hortelã.

(faça duplo click com o rato, em cima da imagem e imprima. Boas compras) 

O vosso dedicado
Ratatouille

Nenhum comentário:

Postar um comentário