sábado, 31 de julho de 2010

Menú da semana 1 de Agosto

No final do menú tem a lista de compras da
semana

2ª feira
1# Salada de arroz com frango assado e molho de natas, maionese e ananás
DICA: Cozer o arroz até ficar "al dente". Desfiar o frango assado. Bater as natas (200 ml) e juntar 2 colheres de sopa de maionese, 2 de sumo de limão, 1 de mostarda e 2 de azeitonas (picadas). Juntar o arroz o frango, o molho e ananás às rodelas. Decorar com tomate e alface.
Ou
2# Douradinhos com arroz de tomate (malandrinho)
  

3ª feira
1# Strudell de legumes
DICA: Saltear alho francês e alho. Juntar cenoura cortada em cubinhos, depois 1 tomate pelado, beringela cortada em meias luas, champignons fatiados e por fim courgette em meias luas. Temperar com sal e molho de soja. Estender massa folhada numa travessa de forno, de modo a deixar que metade da massa possa cobrir o recheio. Deitar o recheio (apenas na zona central), cobrir sem pressionar e pincelar com 1 ovo batido. Levar ao forno até dourar.
Ou
2# Omelete de espargos com presunto
DICA: Dar uma cozedura ligeira nos espargos. Juntar o presunto em tiras e cozinhar como uma vulgar omelete

4ª feira
1# Tarte de cenoura ralada e cebola
DICA: Refogar bastante cebola e juntar um alho picado. Deitar a cenoura ralada e deixar cozinhar até ficar amolecida. Juntar 1 pimento muito picadinho (podem-se juntar ainda alguns pinhões e umas passas ou sultanas). Temperar com uma pitada de cominhos e um "cheiro" de canela. Juntar natas e iogurte (1:1) e 2 ovos inteiros. Deitar sobre a massa e levar ao forno até dourar.
Ou
2# Conchiglioni (conchas) com salmão, natas, sumo e raspas de limão
DICA: Cozer a massa. Entretanto refogar cebola picada, juntar 2dl de vinho branco e deixar evaporar 50%). Juntar as natas (espessas de preferência), as raspas de 1/2 limão e sumo (2 colheres de sopa) e deixar engrossar. Juntar o salmão fumado (em tiras) e deixar aquecer. Envolver na massa (se necessário juntar um pouco da água da cozedura). Servir com pimenta preta.

5ª feira
1# Salada de couscous (taboulet) com queijo feta e molho de iogurte
DICA: Preparar os couscous (1 de peso para 2 de volume) com uma mistura de 1:1 de água e sumo de limão (a frio), ou deitando água a ferver. Deixar que absorva e temperar com sal e um fio de azeite. Cortar queijo feta em cubinhos e temperar o iogurte (simples) com sal e pimenta, batendo até ficar cremoso. Servir bem frio.
Ou
2# Salsichas frescas grelhadas com migas de pão e coentro
DICA: Demolhar o pão (alentejano, de preferencia) e espremer. Aquecer azeite com alho fatiado e ir juntando o pão e coentro. Cozinhar até secar.

6ª feira
1# Tarte de espinafres
DICA: Escaldar os espinafres, picar e espremer. Saltear um pouco em azeite com alho picado. Bater 3 ovos, com leite e uma colher de sopa de farinha. Juntar tudo e rectificar sal. Deitar sobre a massa e levar ao forno até o recheio ficar firme.
Ou
2# Arroz de marisco
DICA: Cozer e descascar o marisco (mexilhão, ameijoas e camarões), aproveitando a água, as cabeças e as cascas dos camarões, para fazer um caldo. Triturar e coar. Refogar cebola e alho, juntar polpa de tomate e deixar apurar. Juntar o caldo (4 chávenas para cada chávena de arroz), vinho branco (1 dl) e o arroz. Deixar cozer durante 10 min. Juntar os mariscos e deixar ferver por mais 5 min. Pode-se decorar com delícias do mar (juntar 2 min antes do final da cozedura). Decorrar com coentros picados.

(faça duplo click com o rato, em cima da imagem e imprima. Boas compras)


O vosso dedicado

Ratatouille

Nenhum comentário:

Postar um comentário